sexta-feira, 13 de abril de 2012

As Origens da sexta-feira 13 - Pedro Guardião

As sextas-feiras 13 são consideradas dias de azar. Muitas pessoas, as que levam ao extremo as superstições, chegam nem mesmo a sair de casa nestes dias com medo dos azares que lhes espreitam a cada esquina, um distúrbio psicológico chamado frigatriscaidecafobia.

Qual a origem do mito que associa a sexta-feira 13 ao azar? Vamos conhecer:

Cristianismo


Como muitas outras lendas, também esta tem início e raízes cristãs.

A última ceia
Segundo a lenda, este azar prende-se com o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado nesse dia da semana, sexta feira. E o número 13 surge associado a Jesus, por causa da última ceia. Na última ceia, antes da crucificação, Jesus sentou-se à mesa com os seus 12 Apóstolos, logo, ele seria o décimo terceiro à mesa, o número 13.

Ordem dos Cavaleiros Templários  
A Ordem dos Cavaleiros Templários foi fundada no século XII. Rumores da sua influência e das suas ações incomodavam tanto que, em Outubro de 1307, numa sexta-feira, 13, Filipe IV, da França, ordenou uma “caça às bruxas”. Todos os templários encontrados no país foram presos, excomungados e queimados na fogueira acusados de heresia e após cinco anos, os templários deixariam de existir.

Mitologia Nórdica

Apesar destas acima serem mais populares, já existiam duas lendas nórdicas bastante semelhantes e muito mais antigas.

Os Deuses
Diz essa lenda que estavam presentes 12 deuses num banquete e que, sem ser convidado, apareceu Loki,  o Deus da Discórdia, do fogo e da maldade, que provocou a morte a Beldor.

Friga, a vingança da Deusa
Quando as tribos nórdicas e germânicas se converteram ao cristianismo, a Deusa do Amor e da Beleza, Friga, foi transformada em bruxa. Diz a lenda que Friga não gostou desta 'humilhação' e que, desde então, todas as sextas-feiras, se junta a outras 11 bruxas e ao próprio Diabo, para juntos, se vingarem dos humanos rogando-lhes pragas e maldições. Friga  está na origem de outra palavra que derivou desta: Fridagr, que significa sexta-feira.

Destas lendas acima surgiram muitas das superstições dos nossos dias, todas elas associadas ao número 13.

Fonte: Adaptado do site 
http://horoscopo.kazulo.pt/5926/sexta-feira-13---origens-e-mito.htm

Nenhum comentário: